RH ágil: como o RH pode implementar metodologias ágeis?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
rh-agil-implantar metodologias-ageis

O RH ágil é uma forma de abordagem da área de RH que foi baseada no Manifesto Ágil do RH, de 2001. Alguns dos seus pilares são transparência, ambição, adaptabilidade, inspiração e engajamento.

 

A partir desse manifesto, a área de gestão de pessoas se tornou mais estratégica, rápida, flexível e de qualidade com um custo muito menor. 

 

As chamadas metodologias ágeis sempre foram muito conhecidas nas áreas da engenharia de software e gestão de projetos. Entretanto, nos últimos anos, esse conceito tem deixado de ser usado somente no mundo da tecnologia, se estendendo para vários outros departamentos das empresas nos últimos anos, inclusive o RH.

 

O que são Metodologias Ágeis 

 

Metodologias ágeis são um conjunto de práticas que visam proporcionar uma forma de gerenciar projetos mais adaptável às mudanças. São estruturadas em ciclos curtos com entregas rápidas e frequentes, realizadas por equipes pequenas e auto-organizadas. Todo o esforço da equipe será empregado na qualidade da solução apresentada, que deverá acrescentar alto valor para o cliente do projeto.

 

Pilares do RH ágil

  • Redes colaborativas
  • Transparencia
  • Adaptabilidade
  • Inspiração e engajamento 
  • Motivação intrínseca
  • Ambição

 

Como é possível ver, o RH ágil passa a agir de forma mais inovadora, sustentável e contínua, tornando seus processos menos operacionais/manuais, e consequentemente, menos exaustivos.

 

RH tradicional x RH ágil 

RH Tradicional

No RH Tradicional, os processos de recrutamento só começam quando a vaga já está aberta. O treinamento e desenvolvimento é pontual e desenvolve os colaboradores até o nível de performance desejado, não aproveitando seu potencial.

 

Os planos de cargos e carreira são fixos, o que acaba por dificultar um colaborador mudar de área ou até mesmo trazer inovações para o setor. A gestão de talentos é feita apenas para atrair e avaliar os talentos.

RH Ágil

O RH Ágil, por sua vez, conta com  toda uma estratégia por trás dos processos, um exemplo disso é o uso do Employer Branding para uma atração e recrutamento contínua de talentos.

 

Além disso, está focado em criar um ambiente acolhedor e de aprendizado constante, permitindo ao colaborador se desenvolver em qualquer área que seja do seu interesse. As equipes são também incentivadas a trazer soluções diferentes para as tarefas do cotidiano, podendo atuar em várias frentes nos projetos e também para sua própria projeção de carreira.

 

Qual a importância do RH ágil?

O RH Ágil atua na criação de planos de treinamento e desenvolvimento muito mais eficientes e pontuais, o que permite aproveitar melhor o potencial de cada colaborador.

Além disso, torna-se possível ter uma visão mais analítica da área do RH, podendo analisar as entregas e ter dados para uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica. Assim, o setor acaba ganhando mais precisão e otimização quando inclui metodologias ágeis com auxílio da tecnologia, promovendo crescimento, engajamento e ações de Employee Experience para mostrar o valor de cada colaborador.

3 tipos de metodologias ágeis que o RH pode aderir

1. Scrum

É a metodologia ágil mais conhecida. Os projetos são divididos em ciclos, conhecidos como sprints. Dentro deles são definidas e organizadas todas as tarefas. No final de cada uma, existe um processo para avaliar o que deu certo e errado na sprint, de modo a otimizar a próxima.

 

Um dos diferenciais do Scrum é a Daily Scrum, uma reunião rápida e diária, que não passa de 15 minutos. Nela, cada um descreve como está sendo o progresso nas tarefas e quais são as dificuldades encontradas. Uma grande vantagem é que todos ficam cientes sobre o que precisa ser feito. Por outro lado, é preciso ter um ótimo clima organizacional para funcionar bem.

 

2. Lean

O Lean tem como maior objetivo tornar o desenvolvimento de um projeto ou produto mais eficiente. A ideia é minimizar a aplicação de recursos e de tempo, o que naturalmente corta os custos. Para isso, o método visa dissecar processos, de modo a: identificar soluções de forma rápida; agilizar as entregas; e tornar o fluxo de trabalho mais claro e direto.

 

3. Kanban

Também bastante famoso, o Kanban é um método de organização de tarefas que ajuda a empresa a se comunicar melhor e a organizar o fluxo de trabalho. A ideia é classificar os status das tarefas visualmente em três momentos: a fazer, fazendo e pronto. Essa organização é bem simples, mas ajuda o gerente do setor e os colaboradores a aplicarem recursos de maneira inteligente.

 

Outra vantagem é a possibilidade de fazer modificações da forma desejada. Por exemplo, você pode limitar as tarefas em execução a cinco por vez ou, então, usar um sistema de cores para identificar tarefas mais importantes ou urgentes. Além disso, por que não fazer um sistema de pontos de acordo com a complexidade da tarefa, sendo que cada colaborador precisa fazer X pontos por dia?

 

Como o RH pode aplicar a metodologia

  • Processo de seleção

A eficiência e organização dos processos seletivos é um ponto muito importante para o RH que deseja assertividade nas contratações. O método kanban, por exemplo, pode auxiliar nessa organização durante as diferentes fases do recrutamento e seleção.

  • Desenvolvimento da equipe

Tradicionalmente falando, o antigo RH sempre focou muito no individual de cada colaborador, considerando suas metas, desempenho e necessidades. Com o uso das metodologias ágeis, a atenção é ampliada para as equipes e seu desempenho por projeto. 

O método scrum, por exemplo, permite que os times criem, executem e revisem suas tarefas e metas, atualizando constantemente as suas demandas. O trabalho conjunto traz mais agilidade ao projeto, facilitando a identificação de desafios, ideias, além de avaliação da liderança e a mensuração do progresso da equipe.

  • Treinamento

O processo de treinamento tende a consumir muito tempo dos colaboradores, além de não engajá-los da forma esperada. As metodologias ágeis focam no aprimoramento das habilidades, tornando o treinamento mais direcionado e prático. 

O coaching para gestores, por exemplo, é feito em breves sessões, chamadas sprints de aprendizado. Dessa forma, os líderes passam a ter maior  flexibilidade para escolher quando é o melhor momento para estudar. 

  • A cultura do aconselhamento

O feedback multidirecional aumenta o nível de produtividade dos times. Nesse caso, as metodologias ágeis permitem uma maior dinamicidade. Se antes as empresas monitoravam os colaboradores e gestores por um longo tempo antes de dar um feedback, o RH ágil precisa seguir o ritmo rápido de mudança da rotina dos profissionais, e assim dar orientações na mesma velocidade. 

Assim, as tecnologias e metodologias fomentam a cultura do feedback imediato para os colaboradores e vice-versa. 

O RH ágil é uma tendência para os profissionais da área. E você, que tipo de RH tem sido?