No mundo corporativo de hoje, sempre quando falamos da carreira de um funcionário, é muito comum vermos o foco recair sobre as competências técnicas.
Entretanto, outras habilidades, como, por exemplo, a inteligência emocional, são essenciais, para que os trabalhadores saibam como lidar com suas emoções, além de trabalhar bem em equipe e resolver conflitos.
Dessa forma, é importante que as empresas pensem no desenvolvimento emocional dos colaboradores, pois além de contribuir para o crescimento profissional deles, há também inúmeros efeitos positivos para a organização.
Afinal, o que é Inteligência Emocional?
Você já parou para pensar que enquanto crianças somos ensinados a reprimir nossas emoções? Sentir e expressar raiva, ciúmes, tristeza sempre foram vistos como sinais de fraqueza.
Inteligência Emocional NÃO é a capacidade de controlar emoções, mas de acolher e aceitar o que estamos sentindo e aprender com isso.
Pessoas que possuem inteligência emocional lidam melhor com ansiedade, estresse, felicidade, medo e outras emoções.
Importância da questão emocional no ambiente de trabalho
No ambiente de trabalho, a inteligência emocional é também muito importante, afinal, um funcionário que não consegue gerir suas emoções, por mais que tenha competências técnicas para executar suas tarefas, pode gerar resultados negativos.
Ser emocionalmente inteligente evita, por exemplo, estresse, síndrome de burnout e uma série de outros problemas psicossomáticos no trabalho.
Na rotina profissional surgem diversas situações que podem afetar a saúde e o bem-estar do trabalhador na sua carreira. Por isso é importante analisar como algumas emoções podem causar efeitos negativos nas relações de trabalho.
Seja para lidar com os colegas de trabalho, com feedbacks da liderança, com o volume de tarefas e exigências do dia-a-dia, essa habilidade faz a diferença na carreira profissional do funcionário.
Além disso, o funcionário se torna mais empático, criando interações e relacionamentos interpessoais harmônicos, o que também interfere positivamente no clima organizacional.





