Conflito geracional dentro da empresa: como o RH pode gerir?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conflito-geracional-dentro-da-empresa-como-o-RH-pode-gerir

Falar em bem-estar do trabalhador sem pensar em ergonomia é quase impossível! Ela impacta diretamente na saúde física e mental do trabalhador, e por isso é fundamental para o ambiente de trabalho.

 

Baby Boomers, Geração X, Millenials e Geração Z, cada geração com suas particularidades e diferenças.

Dessa forma, é extremamente importante que os profissionais de RH estejam preparados e saibam a melhor forma de lidar com essa questão. 

 

O que é conflito geracional? 

 

É um atrito causado entre colaboradores de diferentes gerações em uma mesma empresa.

Por possuírem diferentes pensamentos, visões e valores em relação ao trabalho, diferem também quanto aos meios de comunicação que utilizam e a maneira como trabalham e aprendem.  

 

Quais as gerações no mercado de trabalho?

 

Baby Boomers (1945 a 1960)

A explosão demográfica pós-Segunda Guerra Mundial formou os Baby Boomers. Os nativos dessa geração passaram por uma grande transformação cultural. 

 

Geração X (1961 a 1980)

Primeira a entender que a empresa não é o fator mais importante da existência. Para eles, a hierarquia deve ser respeitada, mas não precisa ser tão rígida.

 

Geração Y (1981 a 2000)

Surge em meio à revolução tecnológica. São chamados Millennials e prezam pela informalidade nas relações, por isso não gostam de hierarquias rígidas. 

 

Geração Z (2001 a 2010)

São conectados estritamente ao mundo virtual. A tecnologia não é apenas um meio de comunicação e/ou trabalho, mas essencial para a sobrevivência. 

 

Como gerir o conflito geracional?

  • Estimule a comunicação para evitar conflito geracional

Incentive a criação de relacionamentos entre os colaboradores, principalmente entre aqueles de diferentes gerações. Assim, eles conhecem uns aos outros mais profundamente, criando empatia e sensibilidade, superando as diferenças existentes entre esses profissionais. 

  • Estimule a convivência 

Invista em treinamentos coletivos, workshops, oficinas e até happy hours. São ótimas formas de estimular a convivência e integrar a equipe, evitando conflitos geracionais. 

  • Divida as tarefas

Cada geração possui seus pontos fortes e fracos. Divida as tarefas estrategicamente explorando essas potencialidades, para que a equipe possa performar melhor e com mais produtividade. 

  • Pense no lado positivo do conflito geracional 

Fique atento! Os conflitos podem também ser positivos, pois indicam que é o momento de repensar e aprimorar os processos para um modelo de trabalho mais eficiente a todos.