Existem alguns elementos que devem estar presentes para que uma palestra tenha sucesso. Um desses elementos está relacionado à performance do palestrante, responsável por conduzir todo o processo.
Por isso, é extremamente importante saber avaliar o desempenho do palestrante, para assim poder avaliar o nível de satisfação da audiência e o triunfo da palestra como um todo.
1. Há coesão entre o discurso e o tema proposto?
Ao avaliar o discurso de um palestrante, é importante observar o quão bem ele se apoia no tema proposto. Se ele constantemente se desviar de seu tópico principal, isso pode ser uma indicação de despreparo.
2. O palestrante tem a didática necessária?
Um bom palestrante é motivado e tem um conhecimento incomparável do tema, que ele pode transmitir com maestria. É importante observar se ele se sente confiante o suficiente para fazê-lo.
3. Qual o nível de preparo do palestrante?
Ele pode ter as habilidades e conhecimentos necessários, mas sem um roteiro de apresentação, ele pode ter dificuldades com onde começar e terminar. A palestra pode parecer repetitiva e pouco informativa.
4. Qual o nível de concentração na palestra?
Um bom palestrante certamente conseguirá que seu público mantenha uma distância temporária de seus celulares. Um número grande de telas acesas é um indício de que algo não está indo muito bem.
5. Qual o volume de desistência da platéia?
O pior cenário para qualquer palestrante é quando o público decide partir gradualmente. Às vezes as razões para a evasão coletiva serão claras, enquanto outras vezes você terá que observar para saber.
6. A palestra foi avaliada diretamente?
Nenhum método de avaliação de uma palestra é melhor do que a obtenção de feedbacks diretamente de quem participou. Vale a pena ter uma conversa mais informal com algumas dessas pessoas.





